19/09/2022

Trabalho científico da Unitins recebe prêmio inédito no 24º CBCenf

Comissão científica do Congresso premiou aplicativo do Tocantins que visa auxiliar o diagnóstico da hanseníase

Acadêmica Wiliane Freire e o professor Dennis Novais receberam R$ 7.500,00 por melhor trabalho científico na categoria Inovação das Práticas de Cuidado

O Tocantins encerrou sua participação no 24º Congresso Brasileiros dos Conselhos de Enfermagem (CBCenf), em Fortaleza, com um prêmio inédito. A estudante Wiliane Freire e o professor Dennis Novais, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do Câmpus de Augustinópolis, ficaram em 1º lugar na avaliação dos trabalhos científicos na categoria Inovação das Práticas de Cuidado, e levaram para casa o prêmio de R$ 7.500,00.

A dupla submeteu à avaliação da comissão científica do 24º CBCenf, o aplicativo e-Hansen, que visa auxiliar os profissionais de saúde a realizarem o diagnóstico da hanseníase. “Foi muito gratificante, foi a realização de um sonho, fiquei extremamente feliz pelo reconhecimento, principalmente em um evento com a magnitude do CBCenf. O professor Dennis e eu trabalhamos arduamente nesse projeto e ver ele recebendo o destaque no qual merece é surreal”, declarou a acadêmica premiada Wiliane Freire.

De acordo com a estudante, o projeto foi desenvolvido em 2021, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/Unitins). O desenvolvimento do aplicativo e-Hansen foi operacionalizado pela empresa Via Sistema Web, mediante as orientações prestadas tanto por ela como pelo professor Dennis Novais.

Por meio do app, o profissional de saúde terá suporte tecnológico para identificar e diagnosticar a hanseníase. O e-Hansen é dotado de um banco de informações com cada uma das classificações da doença, tutoriais da realização dos principais testes, disponibiliza orientações acerca do preenchimento das fichas de avaliação, informações acerca das medicações e traz o manual do Ministério da Saúde.

Presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro durante a premiação.

Repercussões – A coordenadora do curso de Enfermagem da Unitins, Hanari Tavares, que também participou do 24º CBCenf, destacou a importância do recebimento do prêmio para a enfermagem tocantinense. “Ter o trabalho da nossa acadêmica Wiliane Freire e do seu orientador professor enfermeiro Dennis Novais premiado como melhor trabalho no eixo Inovação na Prática do Cuidado do 24° CBCENF, o maior congresso da área de Enfermagem da América Latina, nos deixa extremamente felizes. Esse prêmio está sendo comemorado por toda comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Tocantins, Coren Tocantins e o nosso estado pela representatividade que esse congresso é para nós da área da Enfermagem”, comemorou.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), Luana Bispo Ribeiro, disse que a participação do Tocantins no 24º CBCenf foi exemplar. “Essa foi a maior edição da história do Congresso, com 40 mil participantes, e o Tocantins saiu muito maior do que entrou, tanto pela premiação merecida da enfermeira Denize Gomes no Anna Nery, como pela premiação inédita da estudante Wiliane e do professor Dennis pela comissão científica do CBCenf. Além disso, os demais profissionais, conselheiros e colaboradores do Coren-TO participaram de diversas atividades e reforçamos o posicionamento em defesa do piso da enfermagem”, ressaltou.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem de Paraíba anunciaram a realização do 25º CBCenf em 2023, em João Pessoa, capital que receberá o evento pela segunda vez.


Fonte: Ascom/Coren-TO