19/02/2021

Semana da Enfermagem é inclusa no calendário oficial de eventos do Tocantins

A Semana da Enfermagem já é instituída no calendário oficial do Conselho Federal de Enfermagem, conforme Decreto n° 48.202, de 12 de mai ...

O Governo do Tocantins sancionou o Projeto de Lei, de autoria do Deputado Estadual Professor Júnior Geo (PROS), que institui a Semana da Enfermagem. A Semana que será comemorada entre os dias 12 e 20 de maio, foi inclusa no calendário oficial de eventos do Estado. A Semana da Enfermagem já é instituída no calendário oficial do Conselho Federal de Enfermagem, conforme Decreto n° 48.202, de 12 de maio de 1960, e é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio em homenagem a duas grandes personagens da Enfermagem no mundo, Florence Nignthingale e Ana Néri, além de fazer alusão ao Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio) e ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). Com a aprovação da Lei, a Semana foi oficializada no Tocantins.

A Lei nº 3.751, de 04 de janeiro de 2021, tem como objetivo buscar parcerias entre o Estado, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, outras entidades representativas da categoria e instituições de educação,  no intuito de realizar palestras, conferências, campanhas, reuniões, workshops e demais eventos que promovam e valorizem o trabalho do profissional de Enfermagem, promover a valorização das entidades dedicadas aos profissionais da área da saúde, realizar, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação e a valorização de seus servidores e efetuar campanhas institucionais junto aos meios de comunicação com o objetivo de divulgar a Semana da Enfermagem.

“São os profissionais de Enfermagem que estão na assistência direta ao paciente, se dedicando intensamente à prevenção, promoção e recuperação da saúde. A nova lei que institui a Semana da Enfermagem é um reconhecimento do nobre Deputado Estadual Professor Júnior Geo para a categoria tocantinense. Com a Semana instituída no Tocantins podemos promover novas parcerias com instituições a fim de evidenciar os campos de atuação da Enfermagem, além de proporcionar o aperfeiçoamento da categoria”, explicou a presidente do Coren-TO, Emília Maria Miranda.