28/07/2020

Parceria: Coren/TO e sindicatos buscam melhorias para a categoria  

As demandas são analisadas e repassadas aos conselheiros e fiscais para providências.

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins recebe diariamente demandas sobre as condições de trabalho dos profissionais. Estas reivindicações são encaminhadas pelos profissionais de Enfermagem, analisadas e repassadas aos conselheiros e fiscais para providências.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos profissionais nas instituições de saúde do Tocantins, o Conselho realiza um levantamento e envia, via ofício, para os sindicatos competentes, como o Sindicato dos Enfermeiros do Tocantins (SETO) e o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET). O objetivo é, em parceria, buscar melhorias para a categoria.

Dentre as principais solicitações, destacam-se: o assédio aos profissionais técnicos e auxiliares de Enfermagem para que transportem pacientes graves em ambulâncias sem equipamentos necessários e sem a supervisão de um Enfermeiro, o que é ilegal; a suspensão/diminuição/retardamento de pagamentos de diárias por parte do Estado; suspensão/ausência de alimentação digna e suficiente para os profissionais; ausência de pagamento de adicional de insalubridade aos profissionais contratados e que atuam na linha de frente no combate à Covid-19; ausência de locais para descanso e repouso aos profissionais que trabalham em regime de plantão.

“Para enfermagem avançar em todas as lutas é preciso que os órgãos representativos trabalhem juntos. Nossa gestão, desde o início, vem trabalhando em parceria com os sindicatos buscando melhorias para a categoria”, destacou a presidente do Coren/TO, Emília Maria Miranda.

Vale lembrar que o profissional de Enfermagem é de fundamental importância para o atendimento humanizado e assistencial à pessoa humana nas mais diversas formas, motivo pelo qual deve ser valorizado e ter seus direitos assistidos. A enfermagem é hoje protagonista na luta contra a Covid-19, doando-se em prol da saúde coletiva, com equidade e eficiência.

Papel do Conselho

O objetivo principal do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional. O Coren/TO tem a missão de fiscalizar e disciplinar o exercício profissional dos profissionais da área, garantindo a assistência e atendimento de qualidade à população.

Ouvidoria

Os profissionais de enfermagem e toda a população podem utilizar o WhatsApp como canal de ouvidoria da entidade. O canal foi criado para tirar dúvidas, enviar sugestões e elogios e buscar informações sobre o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, por meio do WhatsApp (63) 98466-3485.

A ferramenta é mais uma estratégia para facilitar a interação e comunicação, além de fortalecer o vínculo entre o Conselho, profissionais e a sociedade. Todas as demandas são respondidas diariamente, seguindo a ordem de chegada.

Além do WhatsApp, o Coren/TO conta também com o Canal da Ouvidoria Geral, que pode ser encontrada no site oficial (http://to.corens.portalcofen.gov.br/), onde é possível ter acesso a perguntas frequentes, realizar denúncia, iniciar ou acompanhar uma manifestação como elogios, informações, sugestões ou reclamações.