19/06/2020

O Coren-TO se reuniu com o Gabinete Permanente Institucional – GPI do Tocantins

A reunião tratou de assuntos pertinentes a enfermagem do Tocantins.

Presidente do Coren/TO Dra. Emília Maria Miranda

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins se reuniu, no dia 18 de junho de 2020, com o Gabinete Permanente Institucional e o Ministério Público do Trabalho Tocantins, no qual estavam presentes, além da presidente do Coren/TO, Dra. Emília Maria Miranda, o Promotor do Trabalho Dr. Paulo Cesar Antun de Carvalho e a Promotora de justiça, Dra. Araína Cesárea Ferreira dos Santos.

Na ocasião foram debatidos temas relacionados às ações do Coren/TO diante da Pandemia por Covid-19, apresentando as ações de fiscalização realizadas pelo Conselho de Enfermagem nas Secretarias Municipais de Saúde, bem como de Hospitais Regionais do Tocantins. Na reunião foi destacado que os profissionais de enfermagem do Estado estão, em sua maioria, exercendo seu labor, sem obedecer às normas de biossegurança em relação à contaminação por Covid-19 e quaisquer outros agravos infectocontagiosos.

Tal cenário, por sua vez, decorre da estruturação física inadequada, ausência de treinamento e qualificação para profissionais, a saber, a gestão em saúde dos municípios e hospitais. Diante da conjuntura, foram expedidas notificações aos órgãos de controle do Estado do Tocantins, à Secretaria de Estado de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde a fim de que se proceda a regularização das condições de trabalho da categoria. Após a apresentação da demanda, na reunião ficou acordado que o Coren/TO não só deve manter os trabalhos de fiscalização como intensificá-los para que se reduzam as denúncias recebidas bem como o assédio moral exercido nas instituições de saúde.