- Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins - http://to.corens.portalcofen.gov.br -

II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Tocantins

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, realizou nesta sexta-feira (12), em Palmas – TO, o II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Tocantins. O evento ocorreu no auditório de Senac em Palmas, e contou com a exposição “A Indumentária do Cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890-1942”. A mostra faz um recorte temporal na história da enfermagem brasileira, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados.

A exposição abriu a programação do II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Coren TO, dando boas vindas aos participantes do evento. O evento, foi realizado pelo Coren Tocantins e pelo Cofen e contou com a participação de colaboradores do Cofen, Dra. Ana Célia Marinho – Coordenadora do CTFIS, Dr. Marcelo Chanes – Apresentador do programa do Cofen, Descomplicando a SAE, Dra. Cleide Mazuela Canavezi, Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, Dr. Ricardo Costa de Sirqueira – membro da Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen e da Dra. Márcia Anésia – Conselheira Federal. O objetivo foi capacitar os enfermeiros para melhor atuação no âmbito da enfermagem.

[1]

Foto: Hugo Alves

Também foi possível participar da experiência virtual em 360º “Quando Nasce Uma Heroína”. Produzido em setembro de 2018, o primeiro curta de ficção em realidade virtual da América Latina conta a história da enfermeira Anna Nery, que se passa em uma tenda e mostra parte de um atendimento da enfermeira com um assistente, ao tratar de um soldado paraguaio. O curta foi premiado como melhor experiência de realidade virtual no festival de curta-metragens “Indie”, do The South African Independent Film, ocorrido no dia 26 de maio, na África do Sul.

A ambientação do vídeo remonta o ano de 1868, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), e todos os instrumentos utilizados pela Enfermagem naquela época. A heroína interage com o espectador que vê a experiência através de óculos em 360º.

A programação foi desenvolvida visando à atualização dos profissional e contou com as palestra sobre: O papel do dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos, Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, Dimensionamento de Enfermagem e Empreendedorismo na Enfermagem.

[2]

Enfermeira Tereza Cristina da Silva Santos. Foto: Hugo Alves

Ao final, foi realizado uma homenagem aos Enfermeiros Responsáveis Técnicos e entregue certificado de honra ao mérito. No encerramento, ocorreu ainda o sorteio de 1 (uma) vaga para participar do 22º CBCENF, que acontecerá em Foz do Iguaçu, em novembro e a Enfermeira contemplada relatou: ” É muito importante o reconhecimento do profissional  de enfermagem. Me senti muito honrada em ter sido sorteada, pois isto demonstra a valorização pelo trabalho que desempenhamos”, afirmou a Enfermeira Tereza Cristina da Silva Santos.