19/11/2020

Especialista visita o Coren/TO e apresenta nova plataforma de telemedicina idealizada no Tocantins

Nova ferramenta visa facilitar o atendimento e diminuir custos para os usuários, bem como para os profissionais da saúde.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, Emília Maria Miranda, recebeu nesta quinta-feira (19), a visita do médico cirurgião vascular e professor da Universidade Federal do Tocantins, Dr. Antônio Fagundes. Na ocasião, o especialista apresentou uma nova ferramenta de telemedicina, que visa facilitar o atendimento e diminuir custos para os usuários, bem como para os profissionais da saúde.

“A ideia do projeto é trazer a possibilidade para o maior número de pessoas, em nível Brasil, terem o acesso a uma saúde melhor, dentro de uma possibilidade de economia não só financeira, mas também de tempo, trazendo dentro de um conceito tecnológico, requisitos que tragam para a relação de atendimento à saúde, com a qualidade necessária”, explicou Fagundes, que é idealizador do projeto.

A ferramenta já está disponível e funciona, para o paciente, de forma exclusiva através de um aplicativo para celular, e para os profissionais de saúde, clínicas, laboratórios e hospitais, em um ambiente web, no computador. “A plataforma permite que mais profissionais consigam prestar serviços para um número maior de pacientes, dentro de uma perspectiva de economia sem que isso se reverta em um atendimento de baixíssima remuneração para o profissional. O que queremos é eliminar o desperdício”, ponderou o médico.

Para a presidente do Coren/TO, a nova plataforma facilita o acesso à saúde e agiliza o atendimento para os pacientes. “A ferramenta mostrou o quanto a ideia é viável para os profissionais, bem como, para os usuários. Isso trará ao paciente agilidade no atendimento, de forma descentralizada e, principalmente, acessível a todos, independente do local onde esteja. A proposta será apresentada ao Plenário do Regional, e, se aprovada, será disponibilizada a todos os profissionais da Enfermagem que tenham interesse”.