19/01/2021

Enfermeira é a primeira pessoa a ser vacinada no Tocantins

O Ministério da Saúde enviou 44 mil doses da vacina CoronaVac ao Tocantins.

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao Tocantins no final da tarde da segunda-feira (18). Os imunizantes foram levados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, que trabalha na linha de frente do combate à doença no Hospital Regional de Gurupi. A segunda a ser imunizada, foi a técnica de enfermagem, Jocília Tito Barbosa, de 50 anos, que atua no Hospital Geral de Palmas. O terceiro a receber a dose foi José Ronaldo, de 30 anos, da etnia Xerente, que vive na Aldeia Funil, localizada no município de Tocantínia.

O Ministério da Saúde enviou 44 mil doses da vacina CoronaVac ao Tocantins, que serão aplicadas em duas fases, imunizando 22 mil pessoas entre profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

Segundo o Governo do Tocantins, a previsão é de que as doses já comecem a ser distribuídas nesta terça-feira (19). Cada município será responsável pela imunização dos grupos prioritários. “A vacina traz esperança e chega em um momento muito importante. Ter uma enfermeira como a primeira imunizada do Estado é motivo de muito orgulho para nossa categoria. Esperamos que toda a população tocantinense seja vacinada o mais breve possível”, enfatizou a presidente do Coren/TO, Emília Maria Miranda.