30/05/2020

Coren-TO finaliza campanha de valorização da enfermagem tocantinense

a campanha em alusão à Semana da Enfermagem vai homenagear a categoria

Em 12 de maio de 1960 foi instituído pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, a Semana de Enfermagem, celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, personagens símbolos da enfermagem no mundo.

Em comemoração a esta data, o Coren-TO realizou uma campanha de valorização profissional. A campanha, MAIO, O MÊS DE QUEM CUIDA, homenageou 23 profissionais de enfermagem de norte a sul do Estado do Tocantins. Durante a campanha, além de ressaltar a importância da enfermagem,tivemos a oportunidade de destacar a história de profissionais em vários campos de atuação,muitos atuando na linha de frente, todos essenciais ao cuidado, à saúde e à vida, destacou Emília Maria Miranda, presidente do Coren/ TO.

Conheça um pouco da história dos homenageados desta última semana::

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual do Pará há 21 anos; Especialista em Saúde da Família, Enfermagem Oncológica e Bariátrica; Enfermeira efetiva no município de Palmas – TO e na Secretaria de Saúde do Tocantins. Atua na UPA Sul e no Ambulatório do HGP.

Técnica em Enfermagem. Há 39 anos na enfermagem,iniciou a carreira em 1980 como Atendente, em 1990 após formação como Técnica em Enfermagem teve a sua primeira oportunidade na área no Hospital São José. Graduada em Geografia e especialista em Pedagogia Hospitalar. Labora no Hospital Regional de Araguaína, cidade em que reside.

Enfermeiro. Graduado pela Fundação Universidade do Rio Grande do Sul – RS em 1999; Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família; especialista em Saúde do Trabalhador/Ecologia Humana;. Servidor Público Estadual da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins há 21 anos.

Técnica em Enfermagem, Há 35 anos na enfermagem. Iniciou em 1985 como Atendente, no ano seguinte teve sua primeira oportunidade de trabalho no Hospital Nossa Senhora Aparecida. No ano de 1993 concluiu o curso técnico. Em 1994 foi aprovada em concursos públicos, optando por trabalhar na cidade de Augustinópolis, onde atualmente labora. Em 2013 concluiu a graduação em Pedagogia.

Enfermeira Fiscal do Coren-TO. Graduada na Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Especialista em Terapia Intensiva, Auditoria e Gestão em Saúde. Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva.

Enfermeira Fiscal do Coren-TO. Graduada pela Universidade Católica  de Goiás  1981. Especialista em Saúde Pública e da Família pela Universidade Federal de Goiás e Especialista em Administração  de Serviços de Saúde pela UNAERP – Ribeirão Preto-SP.

Enfermeira Fiscal do Coren-TO. Graduada na UEPA em 1998, especialista em auditoria. Servidora do Estado desde 1999. Atuou na saúde indígena, Hospital Geral de Palmas. Labora no Hospital Regional de Araguaína.

Enfermeiro Fiscal do Coren-TO. Graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral – CE, em 1998. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal do Tocantins/OPAS e especialista em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba. Labora no Hospital e Maternidade Dona Regina.


Fonte: Ascom Coren-TO