17/05/2022

Coren-TO entrega Prêmio Magdalena Akemi a mais de 50 profissionais

Premiação marcou encerramento da 13ª Semana da Enfermagem do Tocantins

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) entregou na última sexta-feira, 13, o certificado e a medalha de honra do 1º Prêmio Magdalena Akemi, edição 2022, a mais de 50 profissionais da enfermagem tocantinense, com atuação de destaque em unidades de saúde, instituições de ensino, empreendedorismo, cargos de gestão e funções políticas no legislativo ou executivo.

O Prêmio foi realizado em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e marcou o encerramento da 13ª Semana da Enfermagem do Tocantins, realizada entre os dias 11 a 13 de maio, em Palmas.

Foram homenageados enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de 20 cidades tocantinenses, abrangendo todas as regiões do Estado. A solenidade de premiação foi prestigiada por representantes da família da enfermeira Magdalena Akemi, profissional que atuou por muitos anos no Tocantins, inclusive como coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-TO.

Ao mencionar fatos da história de vida e trajetória profissional de Magdalena Akemi, sua filha Gisela Akemi frisou a dedicação e a busca por excelência que a enfermeira empregou na profissão, sendo condecorada como a melhor aluna da história do curso de enfermagem da PUC Goiás, na época de sua formatura; agente de luta pela criação do Sistema Único de Saúde; e responsável pela implantação do sistema de humanização do então Hospital do Câncer de Barretos, o que culminou com a transformação da unidade em Hospital do Amor.

“Ela não propagava a enfermagem como algo de vocação, de cuidado ou relacionada à questão maternal. Sempre propagou a enfermagem como ciência. Ela dizia para todos: ‘enfermagem é ciência, enfermagem não é caridade’”, relembrou Gisele Akemi, durante a solenidade.

Categorias premiadas – A categoria de “Assistência à Saúde” foi a que teve mais representantes contemplados com o Prêmio Magdalena Akemi, com 11 enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem e 1 auxiliar de enfermagem, que atuam na atenção primária à saúde e atenção hospitalar de Araguaína, Augustinópolis, Arapoema, Bernado Sayão, Dueré, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Palmas, Porto Nacional e Pugmil.

Na categoria de “Formação” foram contemplados 6 enfermeiros que atuam na educação superior e 1 que atua na educação profissional do nível médio, em instituições de Araguaína, Colinas, Gurupi, Palmas e Porto Nacional. Mesma quantidade de profissionais contemplados na categoria de “Gestão”, com 5 enfermeiros que atuam em cargos de direção e gerenciamento em instituições públicas e 2 enfermeiros que desempenham esse trabalho em instituições privadas em Araguaçu, Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.

A categoria de “Profissionais que atuam como Empreendedores” contou teve 2 enfermeiros empreendedores na área da saúde contemplados, em Gurupi e em Palmas. Já a categoria de “Profissionais que atuam no Legislativo ou Executivo” premiou os secretários de saúde de Augustinópolis, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis; vereadores de Araguaçu, Jaú do Tocantins, Natividade, Sandolândia, Taguatinga e Tocantinópolis; além da prefeita de Miracema do Tocantins, todos esses agentes públicos com formação na área da enfermagem.

Conheça a relação completa dos profissionais da enfermagem agraciados com o Prêmio Magdalena Akemi 2022.

 

 

 

 


Fonte: Ascom/Coren-TO